top of page

Análise Instagram

Assim como o Facebook, é complicado listar os principais links publicados no Instagram, devido a massiva quantidade de postagens, como pode ser observado na figura 13 representada abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                Figura 13: Links mais acessados

Para que seja possível compreender um pouco a rede, a melhor forma de se compreender a questão do conteúdo publicado sobre o tema, é observando quais as principais páginas que publicaram conteúdos referentes a Paleontologia no Instagram, pois assim é possível compreender quais são os conteúdos com maior probabilidade de serem visualizados pelos usuários da plataforma.

 

Seguindo essa linha, o destaque maior fica para a página Apetite Científico, página que tem como principal objetivo divulgar curiosidades científicas, cujo cluster, representado pela cor verde, representa 39,65% de todas as postagens referentes ao tema Outras páginas que efetuaram a maior produção de links representadas no Gephi são as páginas oficiais do Serviço Geológico do Brasil, do Museu Nacional e a página Âmbar do Báltico, página essa de uma empresa que produz joias utilizando âmbar, que é seiva de árvores fossilizadas, material esse que ganhou destaque midiático devido ao sucesso do filme Jurassic Park de 1993.

 

Agora, qual é o link mais visualizado a respeito do tema Paleontologia? Bem, as análises, o link mais divulgado não pertence a nenhum dos clusters com maior número de postagens, mas sim pertence a página Catraca Livre*, que em abril de 2022 efetuou uma postagem sobre um novo parque temático de dinossauros no Brasil. Pela página ter ampla divulgação dentre os usuários do Instagram, tal tipo de postagem pode alcançar uma parcela maior de usuários, fazendo com que seu grau de relevância se tornasse maior em relação a outras postagens.

*: Disponível em: https://www.instagram.com/p/Ccf5opCLaXE/

bottom of page