top of page

Paleontologia

A Paleontologia é um ramo especial da ciência que pesquisa sobre a vida no planeta no passado. 

fossilized-4186262_1280.jpg

A Paleontologia, ciência que estuda a vida que já existiu na Terra, é a chave para que se entenda vários fatores que influenciam a humanidade hoje e que podem influenciar no futuro. A relação da humanidade com os fósseis, nome dado aos restos mortais de seres vivos mortos que passam por um processo de mineralização de seus tecidos, caminha desde os primórdios da humanidade, tendo registros envoltos em misticismo desde a antiguidade, mas somente sendo tratada como ciência no século XIX. No Brasil, a Paleontologia foi introduzida pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) que atuou firmemente na região de Minas Gerais.

A análise de fósseis podem dar a ciência estimativas de eventos catastróficos que podem vir a acontecer nos dias atuais, como por exemplo as extinções em massa causadas em sua maioria por mudanças climáticas, nos dá base para entender como o aquecimento global causado pelo homem pode causar um cataclismo ambiental que pode dizimar praticamente todo o planeta.

A Paleontologia também pode explicar vários outros fatores que permeiam o planeta. Por exemplo, utilizando registros fósseis, se é possível analisar a formação das espécies que hoje habitam o planeta, além da sua relação com o ambiente na qual habitam, algo que é intrinsecamente defendido pela Teoria da Evolução e Seleção Natural de Charles Darwin (1809-1882). Outro ponto que a Paleontologia pode estudar é a ação de espécies invasoras sobre um determinado ecossistema, tendo como exemplo a extinção quase absoluta das espécies da América do Sul após a chegada de animais vindos da América do Norte via América Central.

O Brasil é um país rico em material fóssil, possuindo uma gama de esqueletos, carapaças, dentes e outros tipos de restos fossilizados, alguns desses considerados os mais antigos do mundo, de não só animais, como também plantas fossilizadas, como, por exemplo, toras de madeira petrificadas que possuem mais de 300 milhões de anos, sendo datadas do período carbonífero. A abundância de registros fósseis infelizmente cria um tráfico ilegal desse tipo de material, muito por conta de, além de uma péssima fiscalização nas minas de extração desse tipo de material, o Brasil possui uma lei que regula e proíbe qualquer tipo de venda de material fóssil, pois os mesmos são patrimônio nacional de todos os brasileiros desde a lei de regulamentação assinada em 1942, uma das mais antigas do mundo.

bottom of page